THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES ?

domingo, 15 de julho de 2007

Afinal onde estão...?

Boa noite,

Hoje foi um dia que dediquei á doença Bipolar. Era o dia de um WorkShop organizado pela ADEB, que teve o mérito (como sempre) de INFORMAR/ESCLARECER os presentes, o máximo que foi possível, sobre Doença Bipolar.

Fiquei triste por duas razões. Primeira; ó não foi eficázmente divulgado o debate a realizar hoje. Ou e infelizmente é o que penso, houve falta de interesse de muitos doentes e não só, que lidam com a Doença. Apesar de estar muita gente.

Segundo; é certo que todos somos diferentes uns dos outros e não estou a falar só de Doentes Bipolares, mas dando a minha singela opinião e não me levem a mal, acho que há muita revolta (quase eterna) por parte de quem padeçe da doença. É certo que ninguém gosta de sofrer de uma doença e ainda menos sendo uma doença crónica grave. Mas a primeira observação que faço é, NÃO FOMOS NÓS QUE A PEDIMOS. Isso quer dizer que é legítima a revolta mas... ela morrerá connosco.

Bem... Põe-se a questão: Então, qual a opção que vamos tomar sobre a nossa vida? É uma decisão muito complicada e sem remédio. Custa dizer e até parece mentira que tenha esta opinião, mas só temos uma solução, se queremos viver dignamente ou seja , com qualidade de vida. Temos de aceitar a Doença e...

Sabemos que existem excelentes técnicos de saúde, bem informados sobre a Doença e com grande vontade de dar o seu melhor para nos ensinar a viver com a mesma. Sabemos que a doença é "manhosa" e que de um momento para o outro, nos manda para um poço ou nos faz sentir as pessoas mais felizes deste mundo e capazes de tudo a nosso belo prazer (atenção, MÁSCARA).

REGRA: não lhe podemos dar o gosto de nos vencer. Para isso, temos, por muito que nos custe, aprender sobre ela e, constantemente andar-mos em alerta. Duplo emprego.

NÓS TEMOS DE SER O NOSSO PRÓPRIO MÉDICO.

Saber detectar os síntomas e prevenir falando com os médicos, para ajuste de medicamentos.

Há muita gente que diz: é muito fácil dizer isso, mas nós é que sentimos e não é por falta de força que sofremos. É muito fácil dizer, que não melhoramos porque não lutamos, não temos coragem. Concordo. Passei pelo mesmo. Mas cheguei á conclusão que (já agora)....O que perco se tentar? Tentar o quê, perguntam. Tentar fazer o tal esforço, colaborando com os médicos, aprender (todos os dias) sobre a Doença (sem medo) e arranjar ESTRATÉGIAS para ultrapassar os princípios de uma crise.

O que é isso de arranjar ESTRATÉGIAS?

É fazer aquilo que nós (ATENÇÃO) O EU... quero fazer. (EU...), que julgue ser o correcto e me dá prazer. Para isso é preciso aguentar-mos/reconhecer o que a MENTE nos diz (sofrer) e depois sim, nós (O EU...) ter-mos a força de fazer aquilo que queremos (conquista). Podemos fazer bem e podemos fazer mal, mas fomos nós (EU...).

Sou adepto do Benfica. Não posso pensar, ao entrar no estádio, que o Benfica vai PERDER.
Sou adepto do Benfica. Sei, ao entrar no estádio, que o Benfica vai GANHAR.

PRAZER, POSITIVOS. Atenção, nem todos os dias são bons, mas... só para nós? Claro que não. Para toda a gente.

Eu tenho uma missão, VIVER UM DIA DE CADA VEZ e não pensar no passado ou prever o futuro.

Nós somos responsáveis por nós (EU...).

até




0 comentários: